terça-feira, 8 de setembro de 2009

Onde acaba a realidade e começa a imaginação?

13 comentários:

Alex 3:06 da tarde  

Quando mergulhamos num livro e nos esquecemos da realidade. (?)

A.P.,  3:49 da tarde  

Desligamos o botão da realidade e entramos num mundo em que tudo pode acontecer

Alex 6:03 da tarde  

A magia é essa, a capacidade de "desligar" e deixar a imaginação voar. Às vezes é tão difícil voltar à realidade que por vezes penso que vivo do lado de lá, do lado de lá daquela folha cheia de mistérios e coisas tão fantásticas.

Saudades das tuas tele-flas, A.P.
Beijos

Manuel da Mata 7:07 da tarde  

Ler é entrar naquele universo, mas sem perder de vista o seu carácter ficcional.
No livro, ainda que tudo nos possa parecer verosímil, o mundo ali representado só existe no papel.Temos que entrar e sair, constantemente. Digo eu.

Manuel da Mata 7:08 da tarde  

Falava de ficção, obviamente.

Filoxera 9:07 da tarde  

Antes de ver a autoria da foto, já sabia que era tua.
Sensibilidade especial tu tens...
:-)

pb 9:12 da tarde  

Liiiiiiinda esta foto !!

Alex 9:11 da manhã  

P.B. :)))) Obrigada

Alex 9:15 da manhã  

Mas, Manuel, se andarmos sempre a sair e a entrar, nunca conseguiremos mergulhar verdadeiramente dentro do espirito do livro, até mesmo do próprio autor ...

Compreendo o que diz, claro que sim, no entanto


só consigo ler assim, abstraindo-me de tal maneira até esquecer quem sou. Vivo intensamente as personagens e normalmente "enfio-me" (que raio de expressão) dentro de uma delas desde o início do livro, talvez deva dizer "encarnar"; "identificar",
"vestir a pele" de uma delas.

É por isso que voltar à realidade é sempre muito violento.


Por esta altura já sabe, que sou uma exagerada :)

Alex 9:16 da manhã  

Contigo, Sofia, já falei ... já me "exprimi" (até sangrar) sobre esta tua mensagem.
Um beijo grande, imenso!

Manuel da Mata 11:19 da manhã  

Eu percebo, Alex; mas eu tenho de ter sempre um certo distanciamento.
É claro que me vieram as lágrimas aos olhos quando li a "Lã e a Neve" de Ferreira de Castro. E terá acontecido o mesmo com outros.
Se calhar é a forma de se ser leitos permanente e compulsivo. Eu já não sei ler assim.
Cada um de nós agarra os livros com os meios de que dispõe. Por isso mesmo hà a chamada "Teoria da Recepção" e as recepções são tão diversas.
Conhece Stendhal?

Bom fim-de-semana e boas leituras.
Beijinho.

Alex 10:37 da tarde  

Não li nada dele mas estou tentada a experimentar um vermelho e o negro, o que me diz?


Reparou, então, que não sou boa companhia para ir ao cinema, ao teatro, a um espectáculo ...

:)

Manuel da Mata 1:55 da manhã  

Sim, pode ser "Le Rouge et le Noir", mas também pode ser a "Chartreuse de Parme". Duas obras-primas, minha amiga!
O facto de aderir assim aos personagens não faz de si uma má companhia.
Não vou ao teatro há anos. Mas tenho de começar a ir.
Bom-fim-de-semana-!!

  © Distributed by Blogger Templates. Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP